Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Ente federativo que barrou a empresa de ingressar no Simples Nacional deve ser o polo passivo em Mandado de Segurança

Publicado por Studio Fiscal
há 10 anos

Ente federativo que barrou a empresa de ingressar no Simples Nacional deve ser o polo passivo em Mandado de Segurana

A responsabilidade pelo impedimento à inclusão no Simples Nacional é do ente federativo que barrou a empresa. Essa é a conclusão da Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para o Recurso Especial 1319118 / RS.

Uma empresa que teve negado acesso ao regime tributário Simples, por débitos com o fisco estadual, impetrou Mandado de Segurança contra delegado da Receita Federal. Entretanto este foi negado por ilegitimidade passiva.

De acordo com o relator do Recurso Especial, ministro Benedito Gonçalves, o ato de indeferimento de ingresso no Simples Nacional com base na existência de débitos para com os fiscos federal, estadual, municipal ou distrital é de responsabilidade da administração tributária do respectivo ente federado.

Desse modo, se faz necessária atenção ao incluir no polo passivo da MS a autoridade coatora responsável pelo ato, evitando assim o indeferimento do remédio constitucional.

Caso queira ver o acordão da íntegra, clique aqui.

Fonte: Blog Studio Fiscal

  • Sobre o autorSoluções Tributárias em Esfera Administrativa
  • Publicações408
  • Seguidores1917
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações191
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ente-federativo-que-barrou-a-empresa-de-ingressar-no-simples-nacional-deve-ser-o-polo-passivo-em-mandado-de-seguranca/130933854

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)