Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Câmara aprova texto-base da MP que aumenta tributos de importação

Medida que integra proposta integra (sic) ajuste fiscal do Governo teve 323 votos a favor e 125, contrários

Publicado por Studio Fiscal
há 9 anos

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 323 votos a favor, 125 contrários e 5 abstenções, o relatório da comissão mista para a Medida Provisória 668/15, que aumenta as alíquotas de duas contribuições incidentes sobre as importações, o PIS/Pasep-Importação e a Cofins-Importação. Na regra geral, elas sobem de 1,65% e 7,6% para 2,1% e 9,65%, respectivamente.

Com a aprovação do texto-base, de autoria do deputado Manoel Junior (PMDB-PB), os deputados começam a analisar os destaques das bancadas. Por acordo, o Plenário votou quatro destaques na terça e os demais serão votados na quarta-feira.

Renan Calheiros diz ser "pessoalmente contra" medidas provisórias do ajuste fiscal

Senado deve votar MP do seguro-desemprego nesta quarta-feira

O Plenário ainda rejeitou o destaque do DEM, que pretendia excluir o aumento do PIS/Pasep-Importação e da Cofins-Importação para produtos farmacêuticos (medicamentos a granel, soros, derivados de sangue, contraceptivos); de perfumaria, toucador e de higiene (perfumes, xampu, escova de dentes), e o destaque do PPS, que visava excluir do texto o artigo que aumenta as alíquotas de duas contribuições incidentes sobre as importações, o PIS/Pasep- Importação e a Cofins-Importação.

Os deputados também rejeitaram o destaque do PSD que pretendia excluir o aumento do PIS/Pasep-Importação e da Cofins-Importação para produtos farmacêuticos e o destaque do PSDB que pretendia manter na lei o aproveitamento de crédito tributário relativo a adicional de Cofins-Importação incidente sobre vários tipos de produtos, desde alimentos como peixes e carnes até produtos minerais e químicos, plásticos, borrachas, vidros e outros. Os demais destaques apresentados ao texto serão analisados nesta quarta-feira, a partir das 13 horas.

A MP 668/15 integra a proposta de ajuste fiscal do Governo. Nos dias 6 e 13, a Câmara já aprovou as MPs do seguro-desemprego (665) e da pensão por morte (664).

Fonte: Agência Câmara e Zero Hora

  • Sobre o autorSoluções Tributárias em Esfera Administrativa
  • Publicações408
  • Seguidores1917
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações57
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camara-aprova-texto-base-da-mp-que-aumenta-tributos-de-importacao/192056275

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Há que tornar o Brasil auto-suficiente, para que não tenhamos que suportar todas estas altas taxas e impostos de importação. continuar lendo

"A abertura econômica não é inimiga do povo. Ela tende a facilitar o futuro, enquanto o protecionismo tenta reconstruir o passado" - Mônica de Bolle, economista, comentando as tentativas de Putin em trazer para a esfera de influencia da Rússia, antigas repúblicas da ex URSS.
Pois é. E hoje nosso congresso aprovou MP de dona dilma, a falsa, aumentando tributos sobre importações, “para proteger a empresa nacional”, assim meio que fechando um pouco a porta da abertura econômica, tudo em troca de 100 cargos de segundo e terceiro escalão, a serem sorteados pelos partidos que lhe dão apoio.
Aparentemente bom de início, mas perigoso no curso do tempo.
O caminho da desoneração fiscal da produção nacional, num (des) governo faminto por dinheiro, para pagar seus descabidos gastos e outras cocitas mas, nem pensar né?
Será que nossos políticos não sabem, e não sabendo são muitos burros, que o caminho bom nunca será o do aumento de tributos sobre produtos estrangeiros, mas sim a diminuição dos tributos sobre nossos produtos, nossas indústrias?
Será que não sabem que essa seria a medida acertada e de efeito definitivo para o bem da nossa indústria, porque, cobrando menos dela para produzir/trabalhar, lhe daria condições de competir em melhor situação diante dos importados?
Não sabem que isso iria inclusive contribuir para a entrada de capitais estrangeiros e a instalação de novas indústrias?
Não sabem que então caminharíamos o caminho da eficiência e não o da acomodação, que logo mais a frente exigirá, de novo, mais “proteção”?
Isso tudo sem falar nos “jabotís” enxertados na MP que foram também aprovados. Dentre eles a construção do schoppingcenter para suas excelências, com orçamento inicial de 1 bilhão de reais. Como falar de redução de impostos numa situação dessas? Como pensar em diminuição de ministérios, quando se dá 100 cargos novos só hoje? Cargos de 2º e 3º escalão, portanto que exigem salas com toda estrutura, secretários e secretárias, carros oficiais e motoristas, etc.,etc.
Mas não nos preocupemos com o quanto GANHARÃO por mês esses 100 privilegiados. Nos preocupemos é com o quanto CUSTARÃO por mês esses 100 novos privilegiados.
E nosso paquidérmico Estado cada dia um pouco mais pesado para a sociedade que lhe alimenta.
O pessoal do pt e outros partidos da estatização devem estar adorando dona dilma, a falsa. continuar lendo