Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

TST reconhece uma década de vínculo trabalhista de motorista que prestava serviço para transportadora

Publicado por Studio Fiscal
há 10 anos

TST reconhece uma dcada de vinculo trabalhista de motorista que prestava servio para transportadora

De acordo com decisão da Quinta Turma do Tribunal Superior do Trabalho, um caminhoneiro autônomo, que prestou serviços por dez anos para uma transportadora, possui vínculo empregatício. Após serem observados os requisitos básicos da relação trabalhista (pessoalidade, onerosidade, habitualidade e subordinação), ficou reconhecida a relação de trabalho.

No caso do julgado, o trabalhador, inscrito como empresário nos órgãos competentes e com caminhão próprio, afirmou em sua reclamação ter trabalhado para a empresa sem registro entre 2001 e 2011 com salário mensal de R$ 5.800. Ainda, após cinco anos da admissão a transportadora exigiu a constituição de pessoa jurídica, sob ameaça de rescisão. A empresa por sua vez, em sua defesa, alegou ser o motorista autônomo e recebia de acordo com o frete, além de negar a existência do vinculo de emprego.

Na sentença, foi levado em conta o depoimento das testemunhas. Afirmou-se que o motorista não poderia levar substitutos para realizar o trabalho (pessoalidade), não podia recusar serviços, tinha crachá (subordinação) e era obrigado a cumprir horários determinados, além de só poder retornar para casa caso fosse dispensado pela empresa (habitualidade).

Porém, a sentença foi reformada na segunda instância, pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP), ao entender ser frágil a prova da subordinação. Entretanto, a turma do TST proferiu acordão reconhecendo a relação e agora a empresa terá que arcar com as verbas trabalhistas e indenizações ao Reclamante.

Fonte; Blog Studio Fiscal

  • Sobre o autorSoluções Tributárias em Esfera Administrativa
  • Publicações408
  • Seguidores1917
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações276
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tst-reconhece-uma-decada-de-vinculo-trabalhista-de-motorista-que-prestava-servico-para-transportadora/130177925

Informações relacionadas

ADVOCACIA DIGITAL
Notíciashá 5 anos

O que perguntar para a testemunha na Audiência Trabalhista?

Modeloshá 7 anos

[Modelo] Pedido de Habilitação aos Autos (Trabalhista)

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Com certeza este caminhoneiro agregado algumas vezes prestou serviços para outros contratantes, retorno de viagem, mudanças, etc. Bastava a reclamada reunir uma prova desses serviços para descaracterizar o vínculo. continuar lendo

Processo: RR - 1972-56.2011.5.02.0319 Data de Julgamento: 16/06/2014, Relator Desembargador Convocado: Marcelo Lamego Pertence, 5ª Turma, Data de Publicação: DEJT 01/07/2014. continuar lendo